quinta-feira, 9 de abril de 2009

Propostas: Linha Geral

1 - Realizar Reforma Estatutária num grande Congresso dos Estudantes
Com a reforma do estatuto o objetivo é definir novas regras de representação, acabar com as fraudes nas eleições do DCE e dar mais transparência nas contas da entidade.

2 - Participar dos fóruns do Movimento Estudantil Estadual e Nacional
O DCE não pode se omitir e deixar de participar das discussões de âmbito nacional. Está em pauta a Reforma Universitária, Ensino à Distância, Qualidade na Educação, Prouni e diversos outros assuntos que devem ser tratados pela nossa entidade.

3 - Criação do Fórum Permanente de Debates: Espaço mensal realizado num auditório onde se discutam as pautas locais, estaduais e nacionais do Movimento Estudantil
O DCE da Univali tem que voltar para a sala de aula, corredores e ambientes da universidade. Os diretores não podem ficar o tempo todo escondidos, sem contato com os estudantes, por isso vamos levar o debate para os locais onde os estudantes estão.

4 - DCE itinerante: Um dia por mês, o DCE estará presente no pátio dos Centros para conversar com os estudantes, esclarecer dúvidas, fazer carteirinhas e realizar atividades culturais
Com isso queremos fazer o estudante sentir que é representado e que o DCE se importa com ele. Hoje, o DCE virou um clubinho de amigos, bancado por cervejada, churrasco e bolsas da reitoria. Está na hora disso mudar, o DCE é de todos e o estudante tem que gostar do nosso DCE.

5 - Reunião mensal com cada Centro Acadêmico da Universidade
O papel do DCE é fortalecer os Centros Acadêmicos que são os verdadeiros representantes dos alunos. Por isso, vamos criar canais amplos de discussão com os C.As e ajudar, mesmo os de oposição, a se fortalecerem.

6 - Autonomia política, administrativa e financeira do DCE em relação a Fundação UNIVALI, partidos políticos e demais entidades que não compartilhem com os interesses do estudantes.
O DCE não pode continuar refém de uma política promíscua. Por isso defendemos o fim dos "favores" do reitor e da Univali. Os diretores do DCE não podem ser financiados por bolsas da reitoria e por dinheiro de partidos políticos. Temos que ter independência para defender os estudantes, sem chantagens e sem o rabo preso.

Discutir com os Ca’s um método de Repasse Financeiro transparente e direto paras as Entidades
Como já acontece em diversas universidades do estado, defendemos que a universidade repasse, semestralmente, um percentual de cada mensalidade ao DCE e Centros Acadêmicos. Esse repasse passa a ser divulgado publicamente e as entidades, com isso, possam custear seus diretores e estrutura. Dessa forma, acabam as chantagens e principalmente deixam a entidade sem rabo preso e com condições de defender os estudantes nos temas importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário